Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

2º ENCONTRO - CF 2012

PROMOÇÃO DA SAÚDE

"Cuido de mim e cuido do outro"!

Considerações para desenvolver o encontro

"Se é dever do Estado promover a saúde por meio das ações preventivas e oferecer um sistema de tratamento eficaz e digno a toda população, especialmente aos mais desprovidos de recursos é, também, responsabilidade de cada família e cidadão assumir um estilo de viver que, por meio de hábitos saudáveis e de exames preventivos, contribua para evitar as doenças.
Se cabe ao Estado providenciar toda a assistência médica aos enfermos, cabe à família o acompanhamento dedicado e carinhoso aos seus que adoecem. A família, o Estado e a Igreja têm funções distintas, mas complementares no processo de tratamento de seus membros adoecidos".
..."para que a ação evangelizadora da Igreja e dos cristãos possa se revestir de contundência e profetismo na área de saúde, além da caridade na atenção aos enfermos, é necessário empenho por mudanças nas estruturas  que geram enfermidades e mortes. Tais estruturas tornam-se visíveis nas situações de exclusão, na falta de condições adequadas e dignas da vida e no descaso, em certas circunstâncias, no atendimento oferecido aos usuários do sistema de saúde. Tudo isso é exposto não só pelos meios de comunicação, mas também pelos rostos sofridos e pelas mortes causadas pelo indigno atendimento".
No início da década de 1990, a ONU, estabeleceu 8 metas para melhorias sociais, e naturalmente, a saúde ocupa o centro das atenções, com programas objetivos e claros a serem alcançados até o ano de 2015. Entre as metas encontra-se: Redução da mortalidade infantil; Melhoria da saúde materna; Combate a epidemias e doenças".

ILUMINAÇÃO BÍBLICA (MT 25, 35-40)

"Tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era peregrino e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, preso e vieste ver-me. Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes" .

Para refletir:
Como Jesus falaria hoje diante de nossas condições de saúde? 
EX:
  • Era descuidado com as vacinas  e vocês me alertaram...
  • Estava acomodado e vocês me animaram a lutar pelos meus direitos...
  • Estava sem assistência médica e vocês me orientaram a exigir melhores condições nos postos de saúde...
(Estimular outras colocações)

Saúde é soma de...
A qualidade de vida é resultado da saúde individual e da saúde coletiva. Saúde é um estado de equilíbrio e bem-estar físico, mental, social e espiritual. Para se ter boa saúde, o indivíduo precisa ter boas condições de alimentação, habitação, educação, trabalho, lazer e serviços de saúde.

UM OLHAR SOBRE A REALIDADE
  • Levar para o encontro várias revistas, jornais, tesouras e cola, pincel atômico, cartolina, etc.
  • Pedir aos catequizandos que procurem e recortem gravuras e notícias que representam fatores que prejudicam a saúde. 
  • Sugerir que, em grupos, os catequizandos elaborem frases e criem cartazes chamando a atenção  para a melhoria da saúde no Brasil, e principalmente na comunidade.
  • Se for possível, promover a exposição dos cartazes num ambiente onde circulem várias pessoas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por favor, procuro o cartaz da página 17 do livro da cf 2012, que está abaixo do título, SAÚDE É A SOMA DE ... tem um vidro desenhado com palavras referentes ao tema, me envie por favor, amfribeiro@hotmail.com, obrigadão...bjos

TIA HELENA disse...

Bom dia!
Me chamo Helena e meu blog é:
tiahelenanocoraçãodejesus.blogspot.com
Espero sua visita!
Abraços e Paz de Jesus esteja no coração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Anjos online

Lista atualizada dos catequistas unidos

De onde vêm nossos visitantes?

VOLTAR AO TOPO

VOLTAR AO TOPO
OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!